Hotel Pousada Bonito MS Hotel Pousada Bonito MS Hotel Pousada Bonito MS Hotel Pousada Bonito MS Hotel Pousada Bonito MS Hotel Pousada Bonito MS Hotel Pousada Bonito MS
Hotel Pousada Bonito MS
 
 
Hotel Pousada Bonito MS
Surucuá
 
O surucuá é uma ave típica de nossa região. Uma das espécies mais comuns é o de barriga vermelha. Também são conhecidas pelos nomes de dorminhoco, peito-moça e perua-choca e são é extremamente belas e coloridas.
• Características
São aves coloridas de plumagem macia e chegam a medir até 25 cm de comprimento. Vivem em ambientes florestais; pousam bem eretos e, a despeito do colorido vistoso, são discretos e detectados quase sempre por suas vocalizações. Por isso mesmo, chama muito a atenção quando é avistada.
Vivem solitários ou aos casais em diversos ambientes florestados. Aparece, ocasionalmente, nos capões de cerrado. No entanto, é mais comum nas matas ciliares, bem como ao longo dos corixos maiores, nos cambarazais e cerradões.
• Alimentação
Pousa nos galhos horizontais e cipós transversais, sob a copa. Desses pontos de pouso observa o entorno, procurando lagartas nas folhas, cigarras, besouros, aranhas e pequenos insetos durante muito tempo (daí o nome dorminhoco). Complementam a alimentação com frutinhos pequenos, em especial da embaúba. Nos dois casos, apanham o alimento em vôo direto, ficando sob a presa ou fruto.
• Reprodução
Fazem os ninhos nos cupinzeiros arborícolas, cavando um túnel e uma câmara interna. Como o cupinzeiro está ativo, os cupins simplesmente fecham as passagens danificadas pela ave, sem perturbá-la. Usam também, vespeiros abandonados, árvores mortas e troncos de xaxim.
Põem de 2 a 4 ovos branco-amarelados ou azulados. A incubação é de 18 dias, sendo que o casal revesa-se no choco e na alimentação dos filhotes. Os filhotes abandonam o ninho após 14 dias. Chocam duas vezes ao ano.
 
 
Fonte:
WikiAves.com.br
 
 
 
Hotel Pousada Bonito MS
   
Rua Bongiovani, 860 - Centro - Bonito-MS
Telefone: (67) 3255-2337 - Entre em contato com a pousada!
contato@pousadasurucua.com.br